Outsourcing: o que é, vantagens e como implementar
O outsourcing em serviços de tecnologia pode ser um investimento estratégico para alavancar os negócios das empresas.
Com todos os desafios que a era da tecnologia trouxe, um dos mais complexos para as empresas é a capacidade de implementar inovações na velocidade em que elas surgem. Se isso já pode ser difícil para empresas que atuam exclusivamente com tecnologia, imagine para outros segmentos de negócios que não tem a veia tech como foco do negócio…
Bancos, hospitais, indústrias, construtoras, seguradoras, varejo e tantos outros setores do mercado enfrentam diversas dificuldades para avançar com a velocidade necessária e garantir a mínima adaptação de suas estruturas para as inovações impostas pelo mercado (e automaticamente exigidas pelos consumidores).
E mesmo contratando excelentes profissionais de tecnologia, é bastante improvável que dêem conta sozinhos de manter-se em dia com tudo que é necessário e atender todas as demandas no tempo necessário para manter o negócio competitivo.
É justamente neste cenário que o outsourcing surge como uma solução essencial para tantas empresas do mercado.
Diferente de uma simples terceirização de serviço, o outsourcing é considerado um investimento estratégico por contratar empresas parceiras que são especialistas em tecnologias que podem dar uma dinâmica aos negócios da empresa.
Ou seja: você investe em equipes que vivenciam a tecnologia diariamente, estão antenadas em tudo que há de mais inovador e moderno no setor e que podem te ajudar a implementar no seu negócio tudo que é necessário para que você ganhe produtividade em escala e, com isso, tenha melhores resultados.
Sem contar a redução de custos, já que para ter uma equipe dessas dentro da sua folha de pagamento o investimento seria muito maior e ainda assim seria um desafio ter e gerenciar um departamento totalmente separado do foco principal do seu negócio (quase como ter uma segunda empresa em um setor de atuação completamente diferente do seu).
Para apresentar melhor o conceito e suas vantagens, preparamos este post. Siga a leitura!
O que é o Outsourcing de tecnologia
Outsourcing é a prática de terceirizar determinados serviços dentro de uma empresa. Esse termo, desmembrando a palavra em inglês, seria algo como “fonte de fora”. Ou seja, é um recurso ou serviço atribuído a outra empresa ou profissional que não pertence ao quadro de funcionários da empresa contratante.
Muitas empresas estão habituadas a terceirizar processos como logística, limpeza, segurança e manutenção da infraestrutura, mas no outsourcing a terceirização é estratégica e ligada à parte administrativa ou melhorias tecnológicas da companhia.
Uma das demandas mais frequentes de outsourcing se dá na contratação de profissionais da área de tecnologia da informação (TI), recursos humanos, contabilidade, atendimento e sucesso do cliente.
O Outsourcing é uma das estratégias mais utilizadas na área de TI devido ao fato do custo alto de contratação e retenção de uma equipe de desenvolvedores especialistas.
Entre as áreas que priorizam mão de obra especializada, a de TI é uma das mais disputadas, o que reflete no financeiro das empresas.
Por ser uma área de constante evolução, torna-se bastante competitivo e caro ter um quadro de profissionais desenvolvedores, o que se tornou ainda mais forte no cenário pós-pandemia.
A solução para muitas empresas é contar com o Outsourcing, que nesses casos trata-se de um investimento em uma área que faz toda a diferença para a estratégia de crescimento de qualquer empresa, seja uma empresa de tecnologia ou não.
Por isso, contratar uma empresa terceirizada ajuda a reduzir o custo e manter o foco da empresa na sua estratégia principal. Também é uma forma de contar com equipes remotas qualificadas de qualquer lugar do mundo para projetos que demandem qualidade e conhecimento.
Essa prática garante que a empresa contratante possa concentrar as atenções exclusivamente no core business, entregando aos trabalhadores terceirizados algumas ações operacionais relacionadas à TI. Trabalhos que exigiam um nível mais apurado de conhecimento começaram a ser repassados a esses colaboradores externos. Isso tira um fardo significativo dos ombros da equipe interna, que passa a se dedicar exclusivamente às atividades-fim da empresa.
As vantagens do Outsourcing
Os benefícios do Outsourcing são inúmeros, desde a simples possibilidade de contar com especialistas até a redução de despesas. Vamos conferi-las.
A principal vantagem do outsourcing é a possibilidade de terceirizar atividades que não são essenciais para a sobrevivência da empresa, chamadas de atividades-meio. Dessa forma, o empreendedor pode focar seus esforços, recursos e orçamento naquilo que realmente domina e deixar outras tarefas nas mãos de especialistas.
Outros benefícios são gestão mais simplificada e economia com despesas relacionadas às atividades-meio. Com o outsourcing, o empreendedor não precisará controlar ou arcar com gastos relacionados à contratação direta dos trabalhadores. O mesmo vale para os recursos materiais necessários ao desempenho de determinada atividade, como máquinas, programas e equipamentos, uma vez que geralmente boa parte disso é cedida pela prestadora de serviço (quando esse trabalho não é alocado).
A seguir apresentamos um pouco melhor algumas dessas vantagens.
Atualizações sempre em dia
É possível registrar uma melhoria operacional na organização, já que o conhecimento dos parceiros oferece as melhores soluções técnicas que se adequam às necessidades do negócio, garantindo que a empresa consiga entregar resultados de forma mais dinâmica.
Esses profissionais também adotam rotinas otimizadas de atualizações — tanto nos softwares como na sugestão de novas soluções de hardware. Tudo isso garante uma alta disponibilidade na execução dos procedimentos dos clientes. Além disso, é possível solicitar o monitoramento de sistemas em tempo real.
Proteção dos dados
A utilização de profissionais de Outsourcing já se tornou uma prática bastante tradicional. Conseguir parceiros qualificados é uma tarefa viável — desde que os contratantes se assegurem de que estão contando com pessoas que realmente consigam atender às demandas do negócio.
Um dos principais benefícios da contratação é o suporte técnico oferecido em tarefas que envolvam processamento de dados, por exemplo. Como os profissionais tendem a ser estudiosos incansáveis de tudo o que envolve tecnologia, eles saberão resguardar a companhia e oferecer um alto nível de proteção às informações.
Conhecimento das tecnologias mais relevantes
Contar com um serviço de Outsourcing garante um intercâmbio de ideias entre esses profissionais e a sua própria equipe. Dessa forma, seus colaboradores serão apresentados ao modo de funcionamento de tecnologias que têm revolucionado o mercado e garantindo vantagem competitiva para as companhias que as adotam.
Inclusive, um sinal bastante significativo de que a sua empresa precisa do Outsourcing é a constatação de que a sua equipe não consegue mais acompanhar tudo sobre a tecnologia recente e não atende as necessidades da empresa no tempo desejado.
Redução de custos
O Outsourcing também proporciona um corte substancial das despesas com TI. O orçamento pode ser reduzido já no curto prazo, uma vez que as soluções e práticas implementadas garantem a otimização de diversas atividades e áreas da companhia. Isso estimula os colaboradores internos e aumenta a produtividade como um todo.
Além disso, terceirizar é bem menos oneroso do que treinar todo o time interno de TI direto do zero. Essa hipótese, além de demandar muito tempo livre dos colaboradores, também atrasa o progresso da companhia. O Outsourcing oferece respostas mais imediatas e seguras.
Como implementar o outsourcing em sua empresa
O primeiro passo para implementar essa solução é identificar as necessidades de sua empresa. O que é necessário, quais os objetivos da organização? Modernizar? Reduzir custos? Promover um melhor relacionamento com o cliente por meio de novas experiências? Criar uma solução específica?
Mapear o que se quer buscar com a contratação de um outsourcing é essencial para que se saiba quais soluções devem sair das várias áreas de tecnologia.
O segundo passo é pesquisar com atenção no mercado quais são as empresas que oferecem essa alternativa: avalie o conhecimento, bagagem, cases de sucesso, clientes atendidos, forma de trabalho, referências, perfil da equipe e metodologias utilizadas.
Escolhido o parceiro que tem melhor aderência para o seu projeto, tracem em conjunto o planejamento detalhado das iniciativas, cronograma, regras de funcionamento e até mesmo o SLA envolvido no atendimento. Todos os detalhes são importantes e a lógica do “o combinado não sai caro” é sempre muito funcional.
Finalmente, acompanhe no dia a dia o funcionamento do processo e veja sua empresa crescer com mais efetividade e contando sempre com as tecnologias mais inovadoras para gerar produtividade, visibilidade e bons resultados ao lado de um parceiro de confiança.
Tem um desafio de tecnologia na sua empresa e está em busca de um parceiro? Fale com a nossa equipe!