ChatGPT: vantagens para as empresas
Por trás de todo alvoroço causado no lançamento desta tecnologia inovadora, o ChatGPT carrega muitas possibilidades que podem trazer uma infinidade de vantagens para as empresas.
Se você habitou o planeta Terra nos últimos três meses, certamente há um termo que você já ouviu falar mesmo que não saiba o que significa: ChatGPT!
Lançado em novembro de 2022 pela OpenAI, que tem Elon Musk como um de seus co-fundadores, o assunto chegou causando uma série de polêmicas e dando um verdadeiro chacoalhão não apenas no mundo da tecnologia, mas em diversas vertentes do mercado. E enquanto muitos temem que essa tecnologia possa tirar o trabalho do homem, outras pessoas começam a entender como as vantagens que ela traz pode promover um novo tipo de revolução na forma como a inovação opera em nosso cotidiano.
Vamos entender melhor essa novela no artigo de hoje? Vem com a gente!
O que é ChatGPT
O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um modelo de linguagem treinado para gerar textos claros e coerentes. A ideia por trás do ChatGPT é oferecer uma experiência mais completa e imersiva ao usuário, além de entregar resultados muito rápidos mesmo para questões que parecem super complexas. Dessa forma, a inteligência artificial vai além dos assistentes virtuais, como Google Assistente e Alexa.
Criado como um algoritmo baseado em inteligência artificial,o ChatGPT foi treinado para interagir com o usuário por meio das perguntas feitas no chat e entregar respostas em formato de texto. O robô é capaz de entender as perguntas e retornar com respostas extremamente coerentes.
Isso acontece porque a arquitetura do ChatGPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada para aprender a estrutura da linguagem natural a partir de grandes conjuntos de dados de texto, como livros, artigos e até mesmo conversas humanas. Com essa aprendizagem, ele é capaz de gerar respostas coerentes e contextuais a partir de perguntas e inputs do usuário.
Uma vantagem competitiva dessa inteligência em relação a outras ferramentas de busca é que ela não se limita a recuperar e repassar informações ao usuário. Ela cria textos completos em segundos e interage em tempo real com o visitante.
E mesmo sendo bastante recente, a plataforma já está disponível em português e, por enquanto, conta com uma ferramenta totalmente gratuita, mas também possui um serviço pago chamado ChatGPT Plus. Esse recurso prioriza o uso do algoritmo para atender aos assinantes que querem evitar as instabilidades do modo padrão. Sam Altman, CEO da empresa, afirma que existem planos de monetizar o serviço em breve, visto que os servidores e time responsável por desenvolver a tecnologia geram um custo extremamente alto e crescente.
Pouco tempo depois de ser lançado, a tecnologia do ChatGPT já tem sido integrada a outros aplicativos por meio de uma API, podendo ser incorporado a ferramentas como:
- WhatsApp Business;
- Power Platform (Power apps, Power BI…)
- Bing;
- Word;
- Chatbots.
Como utilizar o ChatGPT
Como toda inteligência artificial, o ChatGPT se alimenta de informações que coleta na internet. Portanto, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. Baseado em padrões e no cruzamento das informações, o ChatGPT transforma as querys, os questionamentos dos usuários, em respostas.
O grande diferencial aqui é que essas respostas podem ser criativas. Por exemplo, ao perguntar sobre um determinado assunto, diferente do que ocorre em um mecanismo de busca que retorna apenas os resultados, o ChatGPT é capaz de contextualizá-los e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e muito mais. Em sua nova versão (GPT-4), o chat é capaz de interpretar imagens, calcular impostos, resumir documentos mais longos e até mesmo interpretar memes.
Mas existem limitações na inteligência artificial relacionadas à situações temporais e outras que estão relacionadas à subjetividade de opiniões. É possível notar, por exemplo, que o próprio chat responde que não é capaz de falar sobre acontecimentos recentes, visto que a inteligência artificial “aprende” com dados gerais coletados e responde baseado no que sabe, não no que está acontecendo a todo momento. Além disso, a máquina não é capaz de dar opiniões ou sentir emoções. Pelo menos por enquanto…
Sua utilização, no entanto, é extremamente simples:
Acesse chat.openai.com, toque em “Sign up” e crie uma conta e siga as instruções do Site.
Depois de finalizar o cadastro você estará pronto para utilizar a ferramenta.
Experimente por exemplo:
- “ChatGPT crie um roteiro de viagem para a Grécia indicando pontos turísticos imperdíveis”
- “Gere um código em python que validará se o número de um CNPJ informado é válido”
- Copie e cole um texto longo no ChatGPT e peça para que seja feito um resumo do texto.
Por que o ChatGPT pode promover inovações e vantagens para as empresas
Apesar de todos os medos gerados com o primeiro impacto da ferramenta, sobretudo relacionados ao receio de que a nova tecnologia possa eliminar postos de trabalho do homem, é importante entender que assim como qualquer outra revolução tecnológica, tudo é uma questão de adaptação.
Cada inovação gerada por atributos ou ferramentas de tecnologia tem o potencial de trazer novos horizontes para a atuação do homem, que a cada dia mais pode deixar de lado tarefas operacionais e saltar enormes barreiras relacionadas à produtividade e escalabilidade.
Enquanto programadores podem ter o auxílio do ChatGPT para encontrar erros em códigos ou até escrever bases complexas, profissionais de marketing podem acelerar a produção de conteúdos em tempo recorde, tendo mais tempo livre – nos dois exemplos – para otimizar o foco na performance estratégica e tornar o processo de lapidação da qualidade e inteligência muito mais eficientes. Ou seja, enquanto a máquina trabalha, o homem segue desbravando questões que antes não tinha tempo para fazer por estar ocupado operacionalizando processos.
Na medicina, ele pode ser usado para análise de diagnósticos e triagem de pacientes. Imagine, por exemplo, sua aplicação para atuar nas filas de análise e espera do SUS e quantas mudanças isso poderia promover no sistema de saúde.
Já nas relações interpessoais, o ChatGPT pode ser utilizado para aprimorar o atendimento ao cliente, gerar conversas mais naturais em assistentes virtuais e até mesmo gerar mecanismos de apoio em terapias psicológicas.
De modo geral, a nova tecnologia chega como mais um parceiro estratégico de produtividade para as empresas, sem diminuir o essencial papel do homem como validador dos materiais gerados pelo chat, suas correções e o direcionamento para melhor uso da ferramenta.
Em um futuro não tão distante, é provável que vejamos ainda mais aplicações para o ChatGPT e outras formas de inteligência artificial. É importante estarmos preparados para acompanhar essa evolução e garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável e ética. Estamos na era da inteligência artificial, e a chegada do ChatGPT é apenas o começo.
Assim como qualquer tecnologia, sua utilização consciente é o grande segredo para que uma empresa tenha sucesso com o ChatGPT, aproveitando as melhores características da ferramenta para colocá-la em ação como um aliado estratégico da equipe na busca por resultados melhores.